segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DOXOLOGIA.

A doxologia (Do gr. = glorificação) foi uma fórmula de louvor e glorificação freqüente no AT aplicada a heróis e heroínas (p.ex., Judite) e principalmente a Deus. No NT, embora apareça referida a pessoas humanas (especialmente a Maria e Isabel), dirige-se habitualmente a Deus.

Na tradição da Igreja, foram-se fixando desde os primeiros séculos várias fórmulas de doxologia, para uso litúrgico e da devoção popular, de que a mais divulgada é “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…”. Entre os hinos, têm especial importância o “Glória a Deus nas alturas...” Merece também referência a série de aclamações que começa com “Bendito seja Deus...”.

A glorificação também é compreendida como a última fase do processo da salvação; sendo que este processo envolve três fases que se relacionam entre si, primeira fase: justificação, segunda fase: santificação e por fim a glorificação.

A imagem é do cd do Lucas Sousa!

Postegem retirada da minha página de recados do orkut( http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx ), enviada por Rodrigo Simões, te amo Brother!